sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Inauguração da Capela Velha

Amigos... foi um espectáculo!!!!

Vou deixar uma fotorreportagem que certamente vos dirá mais do que eu poderia... As palavras-chave são Capela Velha, Reconstrução, Inauguração, Festa, Alegria, União, Amizade, Passado, Futuro... e outras na mesma linha... Vejamos:

O antes, bem próximo no tempo...



O presente...


O dia I (de Inauguração, claro!)


A cerimómia...






O almoço... e só para aguçar o apetite aos mais gulosos, depois das entradas de pão, queijo e chouriço, tivemos torresmos e cachola, galinha com e sem caril, broa e vinho a acompanhar... e estava óptimo!



Éramos apenas cem. Mais coisa, menos coisa...


A Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira ofereceu uma salva de prata ao autor da reconstrução e grande anfitrião deste dia - o Sr. Carlos Coelho Barata e a sua esposa, Irene Mateus - reconhecendo e agradecendo, assim, o mérito e valor do seu gesto desprendido para a conservação da História das nossas aldeias.

Os antigos diziam "quem meus filhos beija, minha boca adoça"? Pois bem, a mesa dos doces era apenas uma amostra da amizade que os convidados (que os ofereceram) têm pelo impulsionador desta ocasião... Vai uma fatia?



E evento da Roda Fundeira sem bailarico, copos, conversa, concertina, risos, histórias recordadas, cantigas ao desafio inventadas na hora...pode até ser um evento na Roda Fundeira, mas não será a mesma coisa...






Houve quem, em desespero, tentasse enganar o Licor Beirão com uma água com gás... para disfaçar...


O nosso tocador da tradição... tão feliz que andava o Ti António!


E esta ficou para o fim porque está...de terminar em grande!


O título deste post é "Inauguração da Capela Velha". A contradição  mostra como a vontade e o empenho de alguém pode vencer o efeito natural do tempo e do abandono de todos. Às vezes, basta mesmo ser só alguém a querer e pode fazer toda a diferença. E embora vá continuar sempre a ser a Capela Velha, agora está linda e renovada, livre... 

Obrigada aos fotógrafos - Paulo Coelho, Beto e a quem quiser enviar mais fotos para publicarmos - e ao meu tio Carlos. Sim, ele tem mais uma  série de sobrinhos, mas neste post é "o meu" tio Carlos!!!

Um abraço. 

1 comentário:

Rui Lopes disse...

Foi de facto uma grande festa em que a felicidade dos participantes esteve bem visivel, misturada com uma boa dose de nostalgia e de histórias que tantos queriam recordar e saborear...
A capela "Velha",agora renovada estava cheia, assim como o adro e parte das escadarias e todos queriam testemunhar fazendo parte daquele momento, onde se tornou a fazer história.
Um grande abraço para o "Ti" Carlos e familia que tanto se esforçaram com esta excelente iniciativa.
Rui Lopes